Páginas

terça-feira, 27 de março de 2012

Sinais de Alerta 2 - Principais sinais de alerta na criança à partir dos 2 anos.

Já falamos sobre os principais sinais de alerta em relação a visão dos bebês e crianças até 2 anos, falaremos a seguir sobre os primeiros sinais e sintomas de problemas visuais nas crianças maiores de 2 anos.

Nesta idade em geral a criança já desenvolveu boa parte de sua visão, mas ainda assim existem alterações que podem aparecer mais tardiamente e requerem também bastante atenção por parte de pais e professores. Nossa intervenção nestes problemas também deve ser o mais rápida possivel, evitando não só prejuizos à função visual, mas evitando problemas de desenvolvimento e aprendizagem.

Lembre-se que a criança não tem condição para informar espontaneamente se está enxergando bem, afinal ela não tem experiência visual anterior para saber o que é o "normal" ou como as outras pessoas enxergam. Por isso é tão importante a observação dos pais e educadores aos principais sinais de alerta:

1- Desvio dos olhos: Existem alguns tipos de estrabismo de aparecimento tardio, o principal é o estrabismo convergente acomodativo, que é um tipo de desvio dos olhos para dentro associado à hipermetropia, nestes casos há indicação de uso de óculos, que corrige o desvio. Há ainda estrabismos divergentes (para fora) que aparecem ou se acentuam nessa faixa de idade.
2- Posição anormal da cabeça: Pode estar associada a um desvio dos olhos ou nistagmo
3- Dificuldade em enxergar de perto ou de longe: Em geral a dificuldade é notada pela familia, mas algumas vezes só é observada quando a criança passsa a frequentar a escola.  Em casa os pais podem observar que a criança se aproxima da TV ou aproxima os objetos dos olhos para enxergar. Na escola os professores podem notar dificuldades na cópia da lousa, troca de letras, dificuldades no caderno, a criança com letra muito "junta" , escreve sobrepondo palavras, pula linhas sem necessidade, pula trechos na cópia, etc
4-Criança que cai muito, esbarra em todos os móveis, tropeça nos objetos, sinais que muitas vezes são considerados como falta de atenção da criança mas que muitas vezes tem uma causa visual;
5-Queixa de dor ou ardor nos olhos;
6-Queixa de dor de cabeça, dor na região frontal, na testa, após esforço visual.
7-Queixa de visão embaçada, embaralhada ou dupla,
8-Visão embaralhada ou dificuldade de manter o foco para perto, que pode indicar uma dificuldade de Convergência dos olhos.
9- Cansaço visual no Computador. O Computador está muito presente na realidade das nossas crianças, e elas têm acesso à ele, à internet, a jogos eletronicos cada vez mais precocemente, é importante que o uso do computador nessa faixa etária seja supervisionado pelos pais, não só quanto ao conteúdo acessado como também ao tempo de permanencia nesta atividade. Em breve prepararemos um post só sobre isso.

Em qualquer uma das situações acima os pais devem imediatamente procurar um oftalmologista para uma avaliação da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e partilhe conosco sua opinião.