Páginas

sexta-feira, 9 de março de 2012

Sinais de Alerta - Quando suspeitar de um problema visual


É freqüente sermos questionadas sobre a visão das crianças por pais e mães preocupados em saber se seu bebê já enxerga e o quanto enxerga.
Na verdade os bebês já enxergam desde o nascimento, claro que ainda de forma rudimentar sem todos os detalhes que nós adultos enxergamos, mas sim ele enxerga e não é pouco. Sua visão será desenvolvida nos primeiros sete anos de vida, em média, com um desenvolvimento mais acentuados nos 2 primeiros anos. Por isso é muito importante a detecção precoce de qualquer alteração ocular, somente assim podemos proporcionar ao bebê ou criança a oportunidade de desenvolver sua  visão.
Os Pais, familiares e os profissionais de saúde e educação podem detectar possíveis alterações oculares através da simples  observação da criança. Selecionei  9 sinais de alerta para a visão do bebê:
1-     Pupilas brancas: A “menina do olho” é um orificio na iris para a entrada da luz no olho, ela deve estar sempre livre e qualquer coisa que interfira no eixo visual acarretará baixa de visão. As pupilas devem estar sempre “pretinhas”, pupilas brancas ou amareladas podem indicar Catarata Congênita ou um Retinoblastoma que é um tumor que se manifesta no globo ocular e é muito grave. Pupilas brancas devem ser examinadas por um oftalmologista sempre.
2-      Incoordenação dos movimentos oculares:  Do nascimento e até os 6 meses de idade o bebê pode apresentar alguma incoordenação  dos movimentos oculares, isto é normal desde que essa incoordenação seja momentânea e que ele consiga estabelecer contato visual por exemplo com a mãe,  prestar atenção a um brinquedo ou fonte de luz. Os olhinhos do bebê não devem ficar o tempo todo “vagos”  ou “passeando” .
3-     Tremor dos olhos ou Nistagmo:  Os olhinhos ficam tremendo de forma ritmada para um dos lados, as vezes pode haver até um balanceio  da cabecinha.
4-      Desvio de um dos olhos ou Estrabismo: O estrabismo na infância pode aparecer já ao nascimento ou nos primeiros meses de vida, este tipo é chamado de estrabismo congênito. Quanto antes for iniciado o tratamento melhor, infelizmente ainda há a crença de que haverá melhora com o crescimento da criança e muitos pais esperam demais para levar a criança ao médico.
5-     Pálpebra mais fechada ou Ptose:  Quando um ou os dois olhinhos da criança permanecem com a pálpebra mais fechadinha ou “caída”.
6-      Posição de Cabeça  ou Torcicolo: Quando o bebe que já adquiriu o controle cervical, já firmou o pescoço  apresenta uma posição anormal da cabeça quando dirige o olhar para algo, pode ser girando a cabecinha para os lados, levantando ou abaixando o queixo ou até mesmo inclinando a cabeça para os lado. Em geral a posição de cabeça é um sinal secundário ao estrabismo ou ao Nistagmo.
7-      Tamanho do globo ocular: Os olhinhos devem ser simétricos, nunca um dos olhinhos deve ser maior que outro.
8-      Sensibilidade excessiva à luz ou Fotofobia: Quando a criança fica muito incomodada na claridade, ao sair ao sol, fechando os olhinhos.
9-     Esfregar, apertar e manipular constantemente os olhos.
Quando a criança apresentar qualquer um desses sinais os pais devem levá-las ao oftalmologista, e este se necessário encaminhará para a avaliação de um Ortoptista.
Ambos os profissionais estão preparados para atender o bebê e avaliar sua visão desde os primeiros dias de vida pois existem testes específicos para avaliar o quanto o bebê enxerga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e partilhe conosco sua opinião.