Páginas

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Estrabismo


 O que é Estrabismo ?

Estrabismo é o desvio de um dos olhos da sua posição normal. 

  •  Quando o estrabismo aparece ? 

É mais comum o aparecimento do estrabismo na infância, porém em alguns casos ele também pode aparecer em adultos.

O estrabismo na infância pode aparecer ao nascimento ou aos primeiros meses de vida, este tipo é chamado de estrabismo congênito. 
O desvio pode aparecer tardiamente durante os primeiros anos de vida, geralmente por volta de 2 ou 3 anos de idade.

  • Como perceber o estrabismo na infância ? 

Ao nascimento o bebe ainda não apresenta coordenação perfeita dos movimentos oculares, e pode apresentar em alguns momentos desvio dos olhos e em outros estar com os olhinhos na posição correta. A coordenação dos movimentos se desenvolve durante os primeiros meses de vida.
Até os 6 meses de vida o bebe deve apresentar a coordenação e o alinhamento dos olhos, caso ainda continue apresentando incoordenação ocular ou desvio dos olhos  é importante procurar um oftalmologista.

Quando o Estrabismo aparece mais tarde, isto é por volta de 3 anos de idade, a família pode começar a perceber que em algumas situações a criança entorta os olhos como por exemplo quando assiste TV, ou quando “força” os olhos para ver algo, ou ainda que entorta os olhos em determinada posição do olhar.

Outros sintomas podem estar associados ao estrabismo: Olho vermelho, esfregar muito os olhos, fechar um ou ambos os olhos ao sair no sol ou ambientes muito iluminados, fazer posição com a cabeça frequentemente, já a  criança maior  pode referir dor de cabeça, tontura, visão embaçada, embaralhada ou visão dupla.

  • Quais os tipos de estrabismo?
Os tipos de estrabismo mais comuns são o estrabismo Convergente, quando os olhos desviam para dentro e o estrabismo Divergente quando os olhos desviam para fora. Existem também desvios verticais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e partilhe conosco sua opinião.